domingo, 12 de agosto de 2007

Surya Namaskar - Saudação ao Sol



Na Índia é muito comum a reverencia ao sol e ao deus que o representa, chamado Surya. Em Konark, interior de Bhubaneswar capital de Orissa, está situado o templo do sol, construído como uma majestosa carruagem, carregando as três representações do deus sol, com 24 rodas enormes, puxadas por sete cavalos. As três representações estão situadas estrategicamente na mudança da posição do sol. O deus Mitra fica voltado para o sul onde o sol nasce. O deus chamado Pusan fica voltado para o oeste, onde o sol se posiciona no meio do dia. O deus Haritasva fica voltado para o lado norte onde o sol se põe. Também há a representação das 24 rodas como se fossem às 24hs do dia ou dos 12 meses. E os sete cavalos como se fossem os sete dias da semana.
Nos textos sagrados da Índia, o Sol é visto como a manifestação material e visível do deus Brahma, criador do Universo. E é no Yajur-Veda, um dos quatro livros clássicos, que está toda a estrutura do Surya Namaskar.

Surya é uma palavra sanskrita e significa Sol. Namaskar também é uma palavra sanskrita e significa Saudação. Portanto, surya namaskar significa literalmente Saudação ao Sol.No Hatha Yóga o Sol é representado por pingala ou surya nadi que é o canal por onde passa o prana (energia vital) situado na narina direita. A prática do surya namaskar regulariza o surya nadi proporcionando um equilibro da energia do sistema tanto no plano físico quanto no mental. A prática é composta de três elementos importantes: Forma, energia e ritmo.

A forma como é realizada a seqüência da saudação ao sol, se assemelha ao ritmo do universo: O ciclo das 12 posturas com as 24hs do dia, os 12 meses e o biorritmo do corpo. O objetivo dessa prática é a harmonização do Ser com o Universo.

Ao atingir a harmonia do corpo, mente e cosmos, o surya namaskar trás inúmeros benefícios, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Ajuda no equilíbrio de todo o sistema nervoso-emocional, ativando as glândulas endócrinas, a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de oxigenação das células. Elimina quaisquer distúrbios respiratórios, circulatórios, digestivos ou mesmo intestinal.

O melhor horário para se praticar a saudação é durante o nascer do sol e se possível em um local bem arejado e com a luz do sol.

Namastê !!

Nenhum comentário: