terça-feira, 30 de outubro de 2007

RENASCER


Adormeço sobre as sombras da noite. O meu corpo dissolve-se no silêncio, enquanto o espírito se evapora com a alma. No teu âmago, renasço a cada alvorada, como um homem novo, vazio.
Acordo num mundo novo, onde a noite é companheira dos sonhos, onde o amanhecer não doi, apenas tráz luz às sombras, e nos desperta com o chilrear dos pássaros.
O despojos, deixados atrás, são arrastados como cinzas, pelo vento norte, espalhando-se por toda a envolvente. A chuva que caiu, lavou o chão despido, levando para longe as recordações, ficando apenas a memória de um tempo que se esgotou.
A nova criação, abre os olhos para a luz da madrugada que ganha terreno à escuridão da noite, inspira profundamente, e faz-se à vida.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sobre a Meditação


Todos nós conhecemos o mundo exterior de sensações e ações mas, do nosso mundo interior de pensamentos e sentimentos nós conhecemos muito pouco. O objetivo inicial da meditação é tornar-se consciente e familiarizar-se com a vida interior. O objetivo final é alcançar a fonte de vida e consciência. Incidentemente, a prática da meditação afeta profundamente nosso caráter. Nós somos escravos do que não conhecemos. Daquilo que conhecemos, somos mestres. Qualquer que seja o vício ou a fraqueza, se os descobrimos dentro de nós e entendemos as suas causas e como funcionam, nos tornamos capazes de superá-los por conhecê-los bem. O inconsciente se dissolve quando trazido à consciência. A dissolução do inconsciente libera energia: a mente se sente adequada e se torna quieta, silenciosa. Para que serve uma mente quieta? Quando a mente está quieta nós podemos nos perceber como puros observadores. Nós nos afastamos da experiência e do experimentador e nos mantemos a parte, no estado de pura consciência, a qual está entre e além dos dois. A personalidade, baseada na identificação com o ego e em imaginar que somos alguma coisa: "Eu sou isto, eu sou aquilo", continua, mas somente como parte do mundo objetivo. A sua identificação com a testemunha se quebra. A meditação é uma atividade sátvica (equilibrio) e que se volta para a completa eliminação de tamas ( inércia) e rajas ( mobilidade ou atividade). Sattva puro (harmonia) é a perfeita libertação da indolência e da agitação. Satva, Tamas e Rajas, são as nossas qualidades primordiais. Como fortalecer e purificar Sattva? Sattva é pura e forte sempre. É como o Sol que pode parecer obscurecido pelas nuvens ou pelo pó, mas somente do ponto de vista do observador. Trabalhe com as causas do obscurecimento, não com o Sol. Para quê serve Sattva? Para quê serve a verdade, a bondade, a harmonia, a beleza? Essas qualidades são metas em si mesmo. Elas se manifestam espontaneamente, sem nenhum esforço quando deixamos as coisas seguirem seu curso, quando não interferimos, quando não evitamos, ou desejamos ou conceituamos, mas simplesmente as experienciamos em total consciência. Essa consciência, por si só é Sattva. Sattva não utiliza coisas e nem é usada pelas pessoa, ela as preenche. Como eu não posso incrementar sattva, devo trabalhar com tamas e rajas somente? Como faço para lidar com elas? Observando suas influências em você e sobre você. Esteja consciente delas em operação. Observe-as se expressando em seus pensamentos, palavras e atos. Gradualmente a força delas sobre você diminuirá e a clara luz de sattva começará a emergir. Isso não é nem difícil e nem um longo processo. A seriedade e sinceridade são as únicas condições para o sucesso.
Sri Nisargadatta

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Demonstração de Ashtanga Yoga

Gayatri Mantra



GAYATRI MANTRA

OM BHUR BHUVA SWAHA
TAT SAVITUR VARENYAM
BARGHO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

OM - o som primordial
BHUR - o mundo físico
BHUVA - o mundo mental
SWAHA - o mundo celestial, espiritual
TAT - Aquele, Deus, Alma transcendental
SAVITUR - O Sol, Criador, Preservador
VARENYAM - O mais Adorado, Encantador
BHARGO - Esplêndido, Brilhante
DEVASYA - Senhor Supremo, Resplandescente
DHIMAHI - em Quem meditamos
DHIYO - o intelecto, compreensão
YO - que esta luz
NAH - nossa
PRACHODAYAT - ilumine, guie, inspire

Vergar



Vergar, sobre o peso do tempo, fazendo os braços cansados tocar o chão, deixando as pernas pesadas, cravadas no solo. Dobro-me, fazendo vénia, ao sabor dos ventos, ao seguir dos tempos. Vejo a minha sombra contornar-me, ao ritmo dos dias que passam, sinto a pele estalar, o corpo curvar, a alma mudar. Sinto a solidão das noite longas, que me envolvem e me gelam. Nem mesmo as estrelas, que pontilham o firmamento, me dão qualquer alento. Deixo-me estar, porque também não tenho para onde ir, esforço-me por não cair. Mas o corpo teima em não aguentar a força desta gravidade que me empurra contra a terra, tento, mas não consigo ganhar esta guerra. Depois, perdi o norte, a alma não sabe onde ficou, e não me encontra. Não quero afastar-me, não quero perder-me dela para sempre, mas o tempo, dissolve os sentidos, e suaviza os contornos dum momento único. Não quero esquecer-me, mas já me custa recordar aquele segundo em que tudo aconteceu. O tempo vai-me vergar.

Nasce uma Estrela


Uma nova estrela nasceu, do fogo perdido no céu. Com ela, agregam-se novas esperanças, com ela novos mundos se preparam para surgir. O espaço vazio foi inundado pela luz do seu nascimento. Dela brotou o calor da sua energia, catalizada do nada.
Harmonizam-se os elementos, a ordem celeste encarrega-se de alinhar os novos mundos que se agregam, aos poucos, a esta luz que a cada dia brilha mais intensa. Desenho, a traços de pincel, cada detalhe deste novo sistema. A cada mundo novo, recrio a imaginação.
Utopia, sonho, ou apenas realidade. Deixo voar os sentidos, e com eles levo o que ficou de mim. De asas estiradas, encaminho-me para uma nova morada, lugar mágico que detalhadamente desenhei.
Levo no bolso, um pedaço de esperança, carrego na mochila os sonhos esquecidos, e nos olhos carrego a réstia de felicidade, que me permitirá viajar, ao sabor do vento estelar.
Esta noite, se as nuvens da vida o permitirem, olha o céu, e notarás que há mais uma estrela que brilha entre a imensidão do escuro... é lá que me encontrarás, após cada dia.

domingo, 14 de outubro de 2007

Esperar

Na longa noite da vida, parei na berma do caminho e deixei-me ficar. O meu tempo seguiu em frente, e eu, simplesmente, parei. Fiquei a observar, as outras vidas que passavam, vi-vos passar a todos, escutei conversas, senti a desilusão dos vossos maiores fracassos. Sonhei com todos os vossos maiores sonhos. Vi-vos partir, tão rápido como chegasteis, e deixei-me ficar, parado, sentindo o vento passar, perdido do meu tempo, sem tempo algum onde me encontrar.

Nos momentos de solidão, enquanto naquela estrada não passava vida nenhuma, pensei em tudo o que vivi até ali, sonhei com o que teria vivido se seguisse o meu tempo, meditei sobre as decisões que tomei.

Aprendi, com cada vida que passou, colhi para mim pedaços das vossas histórias, e com o passar do tempo, os meus pés criaram raizes, os meus braços folhagem, o meu corpo, entumecido, endureceu.

Hoje, sou apenas uma árvore, na berma da estrada da vossa vida.

sábado, 13 de outubro de 2007

A Ação Divina em Nós


A vida e todas as suas atividades são parte da ação divina sobre a natureza, manifestando-se e operando na forma humana. Na batida do coração e no ritmo da respiração podemos reconhecer o fluxo das estações e o pulsar da vida universal. O corpo é um templo que abriga a Centelha Divina. Negligenciar ou negar as necessidades do corpo e pensar nele como algo não divino é negligenciar e negar a vida universal da qual ele faz parte. Corpo mente e espírito, não podem ser divididos, pois estão inter relacionados e são aspectos de uma única consciência divina que a tudo invade. Yoga é a prática que não separa em partes este conjunto único universal e por isto, só pode ser praticada, ensinada e transmitida por aqueles que compreendem e vivem de acordo com este princípio."

(BKS Iyengar, livro: A Luz do Yoga)

O que é o Poder do Agora?


Nada mais do que o poder da sua presença, da sua consciência libertada das formas de pensamento.

Portanto, lide com o passado no nível do presente. Quanto mais atenção você der ao passado, mais energia estará dando a ele e mais probabilidades terá de construir um eu interior baseado nele. Não confunda as coisas. A atenção é essencial, mas não em relação ao passado como passado. Dê atenção ao presente. Dê atenção ao seu comportamento, às suas reações, seu humor, seus pensamentos, suas emoções, medos e desejos, da forma como eles acontecem no presente. Ali está o seu passado. Se você consegue estar presente o bastante para observar todas essas coisas, não de modo crítico ou analítico, mas sem julgamentos, significa que você está lidando com o passado e dissolvendo-o através do poder da sua presença. Não é procurando no passado que você vai se encontrar. Você vai se encontrar estando no presente.


O passado não pode ser útil para nos ajudar a compreender por que fazemos certas coisas, reagimos de determinadas maneiras, ou por que, inconscientemente, criamos nossos dramas particulares?

Quando ficamos mais conscientes do presente, podemos ter um insight sobre o porquê de determinados condicionamentos. Podemos perceber, por exemplo, se seguimos algum padrão nos nossos relacionamentos e podemos ver mais claramente coisas que aconteceram no passado. Fazer isso é bom e pode ser útil, mas não é essencial. O que é essencial é a nossa presença consciente.

Ela dissolve o passado. Ela é o agente transformador. Portanto, não procure entender o passado, mas esteja presente tanto quanto conseguir. O passado não consegue sobreviver diante da sua presença, só na sua ausência.

UM GUIA PARA A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Eckhart Tolle

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Nossos Limites

Conhecer e respeitar nossos próprios limites significa sabedoria adquirida e, paradoxalmente, é a plataforma de lançamento para vencer estes próprios limites. O conhecimento do limite, já contém em si mesmo, o princípio da sua superação. A ação de respeitar os limites é o cerne da filosofia oriental, muito difícil de compreender para a mente ocidental que, desconhecendo o limite, lança-se á "meta", ao "alvo" sem saber onde está pisando. Ilustrando este pensamento, a metáfora da raposa que caminha no gelo fino é perfeita. Os orientais dizem que “devemos ser cautelosos como uma raposa que caminha no gelo fino, sondando cada palmo do gelo a ser atravessado. Assim ela não rompe a fina camada e não molha nem mesmo a cauda". ( I CHING- o livro das mutações)

Em yoga, o princípio é o mesmo. Uma postura (ásana em nomenclatura sânscrita) nunca deve ser uma meta a atingir. O ásana é um caminho a percorrer em suaves estágios, medindo cada passo, sentindo cada movimento que deverá estar coordenado com a respiração. A busca da meta, de algo a ser atingido, por si só gera tensão e, portanto, a verdadeira yoga é praticada sem o desejo de atingir a meta e sim, com a disciplina e a humildade de percorrer etapas. Nestas etapas, aplicamos o princípio oriental do avanço e do recuo, do faz e do não faz. Nestes avanços e recuos, checamos o terreno, estabelecemos nossos limites e avançamos em terreno seguro.

Para que possamos estar nestas condições, entra o outro fator preponderante nesta prática: o silêncio da mente. Neste estado de silêncio, não se escuta mais a voz do ego exigindo o sucesso, clamando pela vitória. Silenciadas as vozes do desejo, passamos a ouvir nosso guia interior que nos conduz nos momentos de avanço e nos aconselha nos momentos de recuo. Desta forma, evitamos sobrecarregar articulações e músculos ao ponto de levá-los a um colapso provocando no momento uma queda e mais tarde, a dor de uma lesão com seus contrapontos emocionais de fracasso, frustração e infelicidade.

Este ensinamento durante a prática é transportado para a nossa vida diária e aprendemos a "caminhar" na direção dos nossos objetivos ao contrário de "lutar/brigar" por eles. Percebem a diferença? Caminhar na direção de um objetivo não significa que precisemos "lutar”, pois a luta contém em si mesma um componente de violência, fruto do desejo. A luta impõe vencedores ou perdedores, motivos para júbilo ou frustração, geradores da infelicidade, pois tanto um quanto o outro, são sentimentos fugazes. E aqui diferenciamos apenas para conteúdo didático filosófico, as palavras vontade e desejo. Digamos que, a “vontade" é interna e vem do coração, o "desejo" é externo e vem do ego. Neste caso, a Vontade não nos pertence e desta forma se torna sagrada ( termo que significa unida ou una) e se manifesta através da ação que procede da não-ação.

A "não-ação" não significa cruzar os braços e esperar que as coisas caiam do céu. Pelo contrário, a não-ação exige sabedoria, inteligência, disciplina para compreender que tudo nesta vida deverá vir da profunda, misteriosa e sagrada ordem interior. Precisamos apenas nos disciplinar e aprender a ouvir através do silêncio. Existem vários caminhos para isto, um deles é a prática do Yoga.

O que se faz externamente se vai como um sopro de vento, mas o que se faz através das ordens ditadas de dentro, é eterno.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SOU LIVRE


Energia, fluido, máscara de carnaval, instante em que me escondes as realidades. Momento, alucinação, percurso perdido, ilusão. Noite, fria e escura, perfeita e simples loucura. Não és nada, não és tudo, és apenas este mundo confuso. Luz, brilho e escuridão, amar e padecer, perdão.
Fantasma, sombra, percurso encantado em plena madrugada. Angústia, mágoa ou apenas solidão. Som vestido de mil silêncios, persegues-me em cada sentimento, por ruas estreitas, vielas recônditas, e becos sem saída.
Ainda assim sigo, persigo os ideais escondidos no âmago da alma, busca incessante do nada, que se transforma em quase tudo. Esgoto as forças, cravo os dedos na parede lamacenta da vida, e elevo o corpo que teima em resvalar no vazio, sinto as unhas que me doem sinto os músculos que cedem mas, ainda assim, escalo este muro, contra a força da gravidade, contra tudo, tentando libertar-me do peso que me arrasta para o fundo.
Chove, sobre meu rosto, lavando a Terra, limpando a Alma, este bálsamo que resvala por todo o corpo, refresca o peito, tonifica o espírito, é benção divina, que me liberta, me distende a tensão acumulada, solto os dedos, da parede molhada, e deixo o corpo voar, sobre o vácuo, sou livre!

Conecte-se com o seu Corpo Interior


Vamos fazer uma experiência agora. Talvez ajude fechar os olhos para este exercício. Depois, quando o "estar dentro do corpo" se tornar algo fácil e natural, isso não será mais necessário.

Dirija a atenção para dentro do seu corpo. Sinta-o lá no fundo. Está vivo? Há vida nas suas mãos, braços, pernas e pés, em seu abdômen, no seu peito? Você consegue sentir o campo de energia sutil impregnando todo o seu corpo e fazendo palpitar cada órgão e cada célula? Percebe o que está acontecendo em todas as partes do corpo ao mesmo tempo, como se fosse um só campo de energia?

Mantenha o foco, por uns momentos, sobre a sensação que passa pelo seu corpo interior. Não comece a pensar sobre ela. Sinta-a. Quanto mais atenção você der à sensação, mais clara e forte ela ficará. É como se cada célula se tornasse mais viva e, se você tiver uma forte percepção visual, talvez obtenha uma imagem do seu corpo ficando luminoso.

Embora uma imagem assim possa lhe ajudar temporariamente, preste mais atenção ao que você está sentindo do que a qualquer imagem que possa surgir. Uma imagem, não importa o quanto seja bela ou poderosa, já tem uma forma definida, e, por isso, deixa menos espaço para penetrar mais fundo.

A sensação dentro do nosso corpo interior não tem forma, não tem limites, não tem um fim. Sempre podemos penetrar mais fundo. Se você não consegue sentir muito bem esse estágio, preste atenção ao que consegue sentir. Talvez exista um leve formigamento em suas mãos e em seus pés. Já basta para o momento. Focalize apenas a sensação. O seu corpo está se tornando vivo. Praticaremos outras vezes, mais adiante.

Por favor, abra os olhos agora, mas mantenha alguma atenção no campo de energia interior do corpo, mesmo que esteja olhando a esmo. O corpo interior está na fronteira entre a forma e a essência, que é a sua verdadeira natureza. Nunca perca o contato com ele.

O MELHOR



O dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? O medo
O erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? O egoísmo
A distração mais bela? O trabalho
A pior derrota? O desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais
O mistério maior? A morte
O pior defeito? O mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
O sentimento pior? O rancor
O presente mais belo? O perdão
O mais imprescindível? O lar
A estrada mais rápida? O caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
O resguardo mais eficaz? O sorriso
O melhor remédio? O otimismo
A maior satisfação? O dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? O AMOR

Madre Tereza de Calcutá

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Assine o Manifesto


Os ataques brutais aos monges e manifestantes pacíficos de Mianmar continuam e ao mesmo tempo uma indignação global massiva está despontando. A força da opinião pública global se manifestou em milhares de protestos do lado de fora de embaixadas e consulados da China e Mianmar. A reação foi imediata e sem precendentes, pessoas ao redor do mundo estão usando vermelho (a cor dos trajes dos monges) e em poucos dias mais de 500.000 pessoas assinaram nossa petição on-line!
Estamos fazendo de tudo para que nossa mensagem seja ouvida. Publicaremos a petição em um anuncio de pagina inteira no jornal internacional Financial Times e o South China Morning Post tendo como alvo a China, o maior aliado da junta militar de Mianmar. A petição será entregue para o governo chinês e será divulgada pelo radio para que o povo de Mianmar receba diretamente nossa mensagem de solidariedade. Para termos um verdadeiro impacto, precisamos de uma petição com um número massivo de assinaturas nos ajude a conseguir 1 milhão de nomes ainda essa semana. Se você ainda não assinou, clique no link para colocar seu nome na petição e encaminhe esse e-mail para pelo menos 20 pessoas:

http://www.avaaz.org/po/stand_with_burma/tp.php

Apesar de ser o principal aliado da ditadura de Mianmar a China já se manifestou contra a repressão violenta aos manifestantes e agora eles precisam usar a sua influência para acabar com a violência. As vésperas das Olimpíadas a China quer melhorar sua imagem em relação ao mundo e o nosso anuncio provoca: vocês são um membro responsável e respeitável da comunidade global ou aliados de tiranos e ditadores? O poder do povo nas ruas de Mianmar e ao redor do mundo pode derrubar a tirania. Quanto mais pessoas assinarem a petição mais forte seremos, espalhe a mensagem para seus amigos!

Com esperança e determinação, Ricken, Paul, Ben, Graziela, Pascal, Galit e toda a equipe Avaaz



“Não tenho tempo”, todo mundo diz que essa desculpa não existe. Uma vez definidas as prioridades, você DEVE estar em condição de cumprir suas metas. Mas você já percebeu que aquelas providências referentes à sua diversão e ao seu bem-estar sempre ficam para depois, aguardando você dispor de um “tempinho livre”? Tudo vem primeiro: o trabalho, os compromissos. Sempre existem tantas outras prioridades, que objetivos importantes como o seu bem-estar vão sendo adiados para sempre... Como, por exemplo, sua intenção de praticar yoga. Já estou ouvindo você pensado:
“Não tenho tempo para yoga”.

Abrir espaço para yoga não é difícil. Quem alguma vez “degustou”, “apreciou”, já sabe, conhece, e nunca pára de praticar, poupa tempo e se sente mais feliz.
Vou lhe dar mais três opções e mais algumas dicas para incentivá-lo a dar o primeiro passo.
Invista 20 minutos do seu tempo e ganhe horas.
Como? Aí vão três possibilidades:


Opção Nº1 - abrir 20 minutos da sua agenda para isso

Como a maioria das pessoas, você deve estar pensando: “Por mais que esprema meu tempo, por mais corrido que seja o dia, como ainda posso inserir uma atividade a mais na minha pauta já tão carregada? Sem contar todos os imprevistos do dia num país do terceiro mundo, onde nada ocorre sem susto, sem soluço. Tentar encaixar mais algumas práticas de yoga pode até virar um estresse.

Lembro mais uma vez:

As técnicas de respiração, de concentração, de meditação, posturas de yoga e relaxamento formam um conjunto de práticas que melhoram a qualidade de vida e enriquece quem prática.
15 ou 20 minutos de yoga, concentrando na imagem mental de uma posição de yoga perfeita, respiração calma e tranqüila, reduzirão o tempo de sono, pois será mais satisfatório, liberando espaço para outras atividades. Esses 15 minutos ajudarão você a perceber as suas verdadeiras necessidades e a eliminar de sua vida o inútil: isso também liberará tempo.
Aos poucos se instalará uma respiração mais ampla, mais gostosa, que apaziguará os altos e baixos emocionais. Reduzindo assim o estresse, conseguiremos acordar mais cedo e ainda com a sensação verdadeira de ter tido uma noite restauradora.
Acordar cedo, é realmente o ideal para praticar.
Praticar o quê?
Posturas de estiramento, respirações para começar o dia bem equilibrado, se sentindo inteiro, integrado, já com um rumo, um direcionamento nítido.
Ainda não começou a correria. Ainda está tudo calmo em casa. Nem tocou o telefone, as crianças ainda não acordaram. Ninguém vai tocar a campainha e o melhor: o sistema nervoso ainda está equilibrado. Isso facilita ainda mais sua concentração.
As coisas podem ir mudando ao longo do dia, imprevistos podem ocorrer... Mas quem pratica yoga olha essas mudanças com curiosidade e se deixa levar pela correnteza com discernimento, adaptando-se às novidades, com a mesma flexibilidade que ganha o corpo. A mente acompanha.
Tem horário melhor? Não.

Opção Nº 2 - 5 minutos de manhã, 15 minutos à noite

Logo de manhã, antes que a agitação do dia comece, você pode fazer algo simples como focar a sua respiração, despertando em si a confiança no seu potencial e se deixando levar pela emoção de um dia gostoso de sucesso.
À noite, depois de um chuveiro gostoso, é um bom momento para fazer sua prática. Pedindo para a família um espaço de transição, para logo depois ter mais disposição para curtir melhor a companhia de seus amados.

Opção Nº 3: 20 minutos para lá, para cá, inseridos durante o dia

Aproveitar todas as oportunidades, para que seu dia se torne um dia de yogi:
- Debaixo do chuveiro, fazer respirações dinâmicas;
- No carro, no ônibus, no metrô, vigiar a respiração para que ela se torne consciente e re-carregue a sua energia vital;
- Lembrar da colocação da coluna para facilitar a circulação nervosa;
- Esticar conscientemente o corpo inteiro, coordenando os movimentos com a respiração;
- Aproveitar parques e ruas mais tranqüilas para fazer respirações mais completas;
- Descansar os olhos;
- Relaxar os traços do rosto;
- Perceber os padrões mentais que sabotam o equilíbrio;
- No decorrer do dia, despertar emoções que favoreçam a saúde como: paz, força, serenidade, felicidade.
São práticas que podem ser inseridas nas atividades do seu dia. Você ainda tem a sua disposição neste site, uma coletânea de artigos que escrevi anteriormente. Neles sempre cito formas rápidas de relaxar, mentalizações, respirações e outras dicas para conseguir um pouco mais de equilíbrio através do yoga.
Viu como é fácil! Não se canse e nem fique desapontado se não conseguir entrar num curso de yoga, se não conseguir introduzir novas práticas na sua vida.
Comece devagarzinho, com coisas muito simples, e aos poucos o yoga entrará em tudo que você faz, trazendo maior conforto e equilíbrio.

Texto de
Nicole Witek

Oração a Mim Mesmo


Que eu me permita olhar e escutar e sonhar mais.
Falar menos.
Chorar menos.
Ver nos olhos de quem me vê a admiração que eles me têm e não a inveja que, prepotentemente, penso que têm.
Escutar com meus ouvidos atentos e minha boca estática, as palavras que se fazem gestos e os gestos que se fazem palavras.
Permitir sempre escutar aquilo que eu não tenho me permitido escutar.
Saber realizar os sonhos que nascem em mim e por mim e comigo morrem por eu não os saber sonhos.
Então, que eu possa viver os sonhos possíveis e os impossíveis; aqueles que morrem e ressuscitam a cada novo fruto, a cada nova flor, a cada novo calor, a cada nova geada, a cada novo dia.
Que eu possa sonhar o ar, sonhar o mar, sonhar o amar, sonhar o amalgamar.
Que eu me permita o silêncio das formas, dos movimentos, do impossível, da imensidão de toda profundeza.
Que eu possa substituir minhas palavras pelo toque, pelo sentir, pelo compreender, pelo segredo das coisas mais raras, pela oração mental (aquela que a alma cria e que só ela, alma, ouve e só ela, alma, responde).
Que eu saiba dimensionar o calor, experimentar a forma, vislumbrar as curvas, desenhar as retas, e aprender o sabor da exuberância que se mostra nas pequenas manifestações da vida.
Que eu saiba reproduzir na alma a imagem que entra pelos meus olhos fazendo-me parte suprema da natureza, criando-me e recriando-me a cada instante.
Que eu possa chorar menos de tristeza e mais de contentamentos.
Que meu choro não seja em vão, que em vão não sejam minhas dúvidas.
Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar meus destinos com dignidade.
Que eu não tenha medo de nada, principalmente de mim mesmo:
- Que eu não tenha medo de meus medos!
Que eu adormeça toda vez que for derramar lágrimas inúteis, e desperte com o coração cheio de esperanças.
Que eu faça de mim um homem sereno dentro de minha própria turbulência, sábio dentro de meus limites pequenos e inexatos, humilde diante de minhas grandezas tolas e ingênuas (que eu me mostre o quanto são pequenas minhas grandezas e o quanto é valiosa minha pequenez).
Que eu me permita ser mãe, ser pai, e, se for preciso, ser órfão.
Permita-me eu ensinar o pouco que sei e aprender o muito que não sei, traduzir o que os mestres ensinaram e compreender a alegria com que os simples traduzem suas experiências; respeitar incondicionalmente o ser; o ser por si só, por mais nada que possa ter além de sua essência, auxiliar a solidão de quem chegou, render-me ao motivo de quem partiu e aceitar a saudade de quem ficou.
Que eu possa amar e ser amado.
Que eu possa amar mesmo sem ser amado, fazer gentilezas quando recebo carinhos; fazer carinhos mesmo quando não recebo gentilezas.
Que eu jamais fique só, mesmo quando eu me queira só.

Amém
Oswaldo Antônio Begiato

domingo, 7 de outubro de 2007

Oração


Querido Deus, eu agradeço por este dia.
Eu agradeço por ser capaz de ver e ouvir essa manhã.
Eu sou abençoado porque Você é o Deus do perdão e da compaixão.
Você tem feito muito por mim e continua me abençoando.
Perdoe-me neste dia por tudo que eu tenha feito, dito ou pensado que
não era agradecimento a Você.
Eu peço agora por Seu perdão.
Por favor, mantenha-me a salvo dos perigos e Tormentas.
Ajude-me a começar este dia com uma nova atitude de gratidão plena.
Deixe-me fazer o melhor a cada e todo dia para limpar a minha mente para poder Ouvi-lo.
Por favor, que minha mente possa aceitar todas as coisas.
Não me deixe lamentar e queixar sobre as coisas as quais não tenho controle.
E esta é a melhor resposta quando eu estiver além do meu limite.
Eu sei que eu posso rezar.
Você escuta o meu coração. Continue a me usar para fazer a Sua obra.
Continue a me abençoar para que eu possa ser uma benção para os outros.
Mantenha-me forte para que eu possa ajudar os necessitados...Mantenha-me de pé para que eu possa ter palavras de encorajamento para os outros.
Eu oro para todos aqueles que perderam e não conseguem encontrar o Seu caminho.
Eu oro para todos aqueles que são oprimidos e mal compreendidos.
Eu oro por todos aqueles que não Te conhecem intimamente.
Eu oro por todos aqueles que apagam essa mensagem sem compartilhá-la com outros.
Eu oro por aqueles que não acreditam.
Mas eu agradeço a Você porque eu acredito que Deus muda as pessoas e as coisas.
Eu oro por minhas irmãs e irmãos. Pelas famílias e seus lares.
Eu oro pela paz, amor e alegria em suas casas. Que eles quitem seus débitos e tenham todo alimento que necessitam.
Eu oro para que todos os olhos que leiam esta prece não saibam o que é problema, circunstância ou situação maior que Deus. Toda batalha está em suas mãos para Você lutar conosco.
Eu oro para que estas palavras possam ser recebidas no coração de cada um que a leia.